sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sobre sapatos e pais


Engraxando meus sapatos [sim eu os engraxo, meu pai me ensinou que a personalidade de um homem reflete-se no seu sapato]estava pensando que jamais vi um engraxate aqui em Manchester. A Inglaterra não tem mais engraxates? Pensando em Londres, Birmingham, Buxton, Edale, e demais cidades e vilas, não lembro-me de ter avistado algum destes nobres trabalhadores.

Engraxar sapatos não é fácil. Exige perícia e certo grau de treinamento. Com o tempo passa ser simples, mas na primeira vez, sempre somos um desastre. Na minha primeira vez eu saí com meus dedos pretos e o sapato mais lambuzado que criança comendo picolé de chocolate.

Mas o que teria acontecido com os engraxates da Inglaterra? No Brasil ainda há, em Porto Alegre eles residem na Praça XV. São senhores de famíla com cadeiras azuis relativamente confortáveis. Mas o que ocasionou este sumiço, aqui?

Bem, desde a Dama de Ferro os Ingleses aprenderam a fazer mais com menos. O faça você mesmo impera na classe média e trabalhadora. Os ricassos estão tão ricos que jamais colocam o pé na rua. Não há mais condições de alguem ganhar dinheiro com isso. Porém os mendigos continuam a pedir, sempre, e em cada esquina. E tende a piorar.

Eu engraxo meus sapatos, tenho certo cuidado que beira ao transtorno compulsivo. Devem estar sempre limpos e meu pés precisam estar e aparentar limpeza. Meu pai me deixou assim, não reclamo. Meu pai foi bastante ausente em minha infância, e na adolescência eu fui ausente a ele. Eram raros momentos em que ele estava presente ou procurava uma aproximação, assim como eu. Quando criança eu via ele engraxando os sapatos, então de mansinho me aproximava e sentava ao lado dele. Ele então ensinava-me como engraxar os sapatos, e o quanto importante era ter os sapatos limpos em todas as ocasiões. Toda vez ele dizia a mesma coisa, todas as vezes eu escutava-o e sorria.

Espero que os pais de hoje façam a mesma coisa. Mas a nova geração não usa mais sapatos, a não ser em ocasiões solenes, onde vão com o sapato sem engraxe, ou com o engraxe que algum pai ou mãe teve o cuidado de fazer, mas não de ensinar. 

A personalidade de um homem é refletida em seus sapatos. Quando estou de cabeça baixa por alguma situação que a vida mostra-se injusta eu sempre avisto os meus sapatos. E eles sempre refletem o caminho à frente, aquele que preciso trilhar e jamais o caminho que deixo para trás.




Um comentário:

Penkala disse...

minha avó casou descalça, porque não tinha sapatos. era muito, muito pobre. meu avô, de quem tenho tanta saudade e uma das minhas pessoas preferidas no UNIVERSO, era sapateiro depois que veio de Portugal. fez sapatos pra gente muito rica em Pelotas. minha mãe usou tamanquinhos muitos anos, porque sapatos eram caros e ela foi ter um sapato de verdade bem depois. eu usei muitos sapatos de péssima qualidade porque meus pais não tinham condições de comprar tênis bons. viviam com furos, com boca de jacaré. e eu vivia colando.

até hoje ter sapatos é, pra mim, um sinal de que estamos bem. estou feliz se meus sapatos não machucam, não precisam ser forrados com jornal em dias de chuva ou frio, ou simplesmente quando eles não têm nenhum furo.