terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pubs e recomendações...


Uma vez uma amiga me disse que não importasse o estado da minha mente, eu sempre sabia onde eu me metia. Quando escolhi meu orientador não foi uma escolha consciente. Na verdade eu o procurei porque ele tinha uma bolsa a oferecer em uma área diferente daquela que eu não queria.

Quando ele mencionou a palavra Síncrotron, na hora eu aceitei. Eu não tinha a mínima ideia do que aquilo significava realmente, mas aceitei, sem pestanejar. Hoje, após quase quatro anos de convivência, posso dizer que não poderia ter escolhido melhor orientador.

Não porque ele é cabeção, não porque ele fala cinco línguas e já rodou o mundo. Mas porque ele sabe exatamente como eu sou, sabe como eu me comportarei e deste modo ele conduz a situação da melhor maneira possível: me iludindo. Maldito calculista.

Antes mesmo de me oferecer uma oportunidade de estudar na Inglaterra, ele me contou sobre os ''pubs'' e sobre a noite Inglesa, e sobre o dia. E sobre as festas. Quando eu estava encantado com o país (da maneira louca de ser, pois da formal eu já sou encantado desde pequeno) ele ofereceu-me a oportunidade de passar um ano lá.

Aceitei na hora e nem passou na minha cabeça o quanto eu teria de estudar antes de ir, e o quanto eu ainda terei de estudar. O maldito filho da puta sabe exatamente como me manipular. Cada vez que recuo ele me lança um desafio, e o tonto aqui não aguenta ser desafiado.

Realmente as noites na Inglaterra são maravilhosas, não podemos deixar de pensar que o bom rock surgiu de lá, um país que cultiva a cultura da cerveja e do rock merece meu respeito.

Como disse anteriormente, no mês de outubro eu estive lá, e principalmente nos pubs. Como poderia deixar de ir. Em uma escaldante sexta-feira de outubro (o que é raro de acontecer por lá) fiz a maratona de dez pubs em uma noite. A ressaca foi grande, mas a experiência foi ótima.

Sozinho a curtir a noite, encontrando e conhecendo pessoas, desfrutando do estudo em um dos melhores grupos de pesquisa da minha área em uma das melhores universidades do mundo. Sofrendo toda a amargura da saudade do Brasil, e trabalhando como louco a continuar os trabalhos do meu doutoramento. Esta é a rotina que me aguarda e que me fará viver intensamente no próximo ano.

Quanto meu orientador? Eis algumas recomendações:

'' Não beba muito, e principalmente beba somente aos finais de semana.
Utilize sempre o ''please'' e o ''sorry''.
Você não pode viver somente de peixe e batatas.
 Não se engane, os ingleses não perdem a chance de te tirar dinheiro.
 Aprenda tudo da forma mais rápida o possível, quando você voltar não tem escapatória, nosso equipamento terá de entrar em funcionamento em seis meses.
Aproveite tudo o que a Inglaterra pode te oferecer da maneira mais intensa que puder.''


Nenhum comentário: