quinta-feira, 12 de julho de 2012

O tal de Hiking



Feliz [coisa rara hoje em dia] eu fui para o tal de hiking, pra quem não é acostumado com o termo [nem eu sabia] são as tais das caminhadas em lugares inóspitos que os Ingleses adoram. E é coisa séria viu! Minha companhia disse-me que seria uma caminhada leve, coisa perto de oito kilômetros [montanha acima!], porque eu não era acostumado.

Bem, lugar maneiro, pé do morro, fazenda de ovelhas [coisa mais britânica], tudo muito organizado como sempre, deixamos o carro em um estacionamento, a beira da rodovia. Passamos pelos banheiros, uma lojinha [Inglês nenhum deixa de tentar lhe tirar dinheiro]. Pessoas vermelhas de exercício passavam por nós. No começo da trilha um simpático fazendeiro, com suas calças de pescaria e seus lindos e simpáticos sheep dogs nos recepcionaram e indicaram as melhores direções.

E aquela chuva fina começa [capaz que não]. Ok seguimos, passamos por riacho, ovelha [béeeee], riacho, pedras, muitas pedras. Em meio a isso tudo o brazuca aqui falando sem parar. Discutindo sobre as árvores, sobre as pedras, os fungos das pedras, sobre as ovelhas [béééé], os cachorros, os riachos, a cor da água do riacho, quais íons que originavam aquela cor. Sobre a segunda guerra, sobre a vida, o universo, tudo. 

Parada no meio do caminho, hora do picknik [coisa de filme], e o povo se farta no bacon, chá, e é claro chips. Um pouco mais adiante de nós uma mãe e seu baby param também [baby de cólo, imagina a gripe depois]. Programa típico da Inglaterra: se você cansou de tomar chá em casa ou cerveja no pub, vai caminhar no campo e tomar chá ao pé do morro, e na volta passa no pub. Todo mundo vai, velho ou novo, mulher ou homem, baby, tudo xunto reunido, ou não.

Continuo a dialogar [capaz]. Não importa o quão cansado eu estou, sempre preciso conversar. Muitos passam por nós, e como de prache eu noto que todos estão muito sérios, quietos e concentrados em caminhar. Pergunto a minha companhia de caminhada o porquê de toda aquela seriedade e recebo a resposta seca: '' É assim que se aprecia uma caminhada''.

Aceitei a resposta com um sorriso cinza, porque amarelo ofusca tudo neste clima. Continuamos a caminhar em silêncio. Cinco minutos depois já estava teorizando a origem de tal comportamento [em voz alta]. Brasileiro não desiste nunca.

Nenhum comentário: